Código: | CS30022 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | EGE | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Cristina Rodrigues Rolo Alves |
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Corpo docente: |
Ana Cristina Rodrigues Rolo Alves |
Português
A Unidade Curricular de Economia, Gestão e Empreendedorismo tem por objectivo a aquisição de conhecimentos de modo a compreender as dinâmicas económico-sociais subjacentes aos diversos modos de organização e funcionamentos das sociedades, nas suas diferentes concepções.
Competências a desenvolver:
- (Re)conhecer conceitos e práticas económicas e de gestão que contribuam para a compreensão de um desenvolvimento equilibrado.
- Descodificar o empreendedorismo como processo de criar algo novo, assumindo os riscos e as recompensas.
- Desenvolver uma atitude crítica e pró-activa face à informação.
- Explicar o que é o empreendedorismo e discutir a sua importância.
- Discutir o impacto económico e na sociedade do empreendedorismo
- Perceber por que as grandes empresas beneficiam da presença de pequenas empresas empreendedoras.
- Entender a importância da dimensão cultural no empreendedorismo
- Identificar as condições nacionais que promovem ou restringem o empreendedorismo
Aprendizagens esperadas:
- Identificar conceitos e estabelecer relações entre conceitos.
- (Re)conhecer quadros teóricos de referência em documentos na área económico-social.
- Recolher e tratar informação pertinente.
- Manifestar capacidades de problematização e de reflexão, a partir de estudos e casos.
I – ECONOMIA
1.1 Conceitos Económicos Fundamentais
- Os Agentes Económicos e o Circuito Económico
- O Funcionamento dos Mercados
- A Intervenção do Estado na Economia
1.2 A Atividade e Económica
- Os Ciclos Económicos
- Crescimento Económico e Desenvolvimento
1.3 Questões Económicas Atuais
- Competitividade e Produtividade
- Globalização e Interdependência Económica
- Desenvolvimento Sustentável
- Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
II – GESTÃO
2.1 As Organizações e os Gestores
- As organizações e a Envolvente Externa
- O Gestores e suas funções, papeis e competências
2.2 A Função de Gestão
- Planear
- Organizar
- Dirigir
- Controlar
2.3 Os Desafios Atuais da Gestão
- Ética
- Responsabilidade Social das Organizações
- Gestão da Inovação e Gestão da Mudança
- Estruturas Virtuais e organizações em rede
III – Empreendedorismo
3.1 Inovação e Atitude Empreendedora
- Características dos Empreendedores
- Competências Empreendedoras
- Identificação de Oportunidades de negócio
3.2 Modelos de Negócios
Os conteúdos programáticos escolhidos constituem os principais tópicos dentro as três grandes temáticas que a UC aborda e procuram familiarizar os estudantes dos principais conceitos para que os estudantes fiquem aptos a: (Re)conhecer conceitos e práticas económicas e de gestão que contribuam para a compreensão de um desenvolvimento equilibrado; descodificar o empreendedorismo como processo de criar algo novo, assumindo os riscos e as recompensas; desenvolver uma atitude crítica e pró-activa face à informação, confrontando concepções diversificadas e fundamentando a argumentação.
Metodologia "Learning by doing":
Desenvolvimento de actividades através das quais os estudantes aprendem fazendo.
Estratégias de gestão de programa:
O nível etário e a diversidade de interesses e de atitudes por parte dos alunos recomendam a adopção de uma gestão do programa aberta e flexível com diferenciação de estratégias pedagógicas que viabilizem a operacionalização dos aspectos científicos em torno de abordagens orientadas e negociadas, referentes a problemáticas da actualidade, favorecedoras do desenvolvimento de competências de formação e aprendizagem contínuas.
Participação dos estudantes:
Criação de espaços de iniciativa individual e grupal, geradoras de processos de (trans)formação criativa e inovadora das informações recebidas numa perspectiva tanto quanto possível transversal aos aspectos a compreender e às realidades a descobrir.
A metodologia de ensino assente no "Learning by doing" e na participação dos estudantes em trabalhos de grupo e na defesa dos seus trabalhos visa não só aprender pelo experiência prática e aprender a recolher, selecionar e tratar informação pertinente, assim como desenvolver a capacidade de problematização e de reflexão, a partir de estudos e casos e a assimilação de conceitos.
Avaliação distribuída com exame final.
- Realização de um teste escrito (T);
- Elaboração, apresentação e discussão de atividades práticas (AP) propostas na aula.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA: Nota Final (NF)= 0.5T + 0.5 AP
Nota:-A aprovação à uc. obriga a nota mínima de 8 valores no teste e que a média de todos os momentos de avaliação (T, AP)-NF, seja superior a 10 valores.
No caso de trabalhadores de estudantes que não consigam participar nas aulas, a nota final (NF) será de:
Nota Final (NF)= 0.6T + 0.4TI(TI) -Trabalho Individual com apresentação e discussão.
AVALIAÇÃO FINAL (Época Normal, Época de Recurso): Nota Final (NF) = E (Exame vale 100%)
Não aplicável
ROLO ALVES, A; PEREIRA, R. e BUCHA, Agostinho (2015), "Economia, Gestão e Empreendedorismo", Editora RH.
SARKAR, Soumodip (2010). Empreendedorismo e Inovação. Escolar Editora.
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